Criacionismo X Evolucionismo - A “Briga” Continua

23-06-2012 14:59

 

É comum vermos pela internet comentários defendendo ambos os lados, que colocam a origem da vida, num campo de debates polêmicos, e que não levam a nenhuma conclusão. Perguntas como:  [Como chegamos aqui? Fomos criados ou que evoluímos aleatoriamente? Somos o produto da inteligência intencional ou somos apenas o resultado final de incontáveis acidentes cósmicos?] Tem sido o motivo principal para acalorar os debates, e são perguntas que nos estimula a questionar,  mas será que isso importa mesmo?, Será que a resposta dessas perguntas tem alguma importância para nossa auto estima, e estimula a nós termos algum tipo de esperança?
 
Para o Criacionismo a resposta está sempre mais perto do que se pode imaginar, o simples fato de parar e comtemplar a natureza e a sua beleza, a complexidade de sua ordem, da vida e do Universo, é fácil de poder enxergar as digitais de um Deus Arquiteto e Criador. A criação é baseada em uma doutrina da Bíblia "No princípio criou Deus os céus e a terra"(Gênesis 1:1). 
 
Já a Evolução Acredita no Acaso, e que através de um processo evolutivo veio a existir a vida complexa que conhecemos hoje, essa teoria tem como base nos escritos de Charles Darwin " Origem das Espécies ", no entanto, Darwin não foi o primeiro propagandista para esta ideologia. Aqueles que aderem à teoria da evolução são chamados de "evolucionistas". 
 
Bom, se formos analisar bem o Modelo de Darwin, nós criacionistas não somos os únicos a terem fé , já que para o modelo evolucionista  é preciso ter muito mais fé do que no criacionista, pois não há relato escrito, não houve testemunhas oculares, e nenhuma prova viável cientificamente comprovada que esta teoria está correta. Baseia-se em suposições e avaliação humanista do homem como as coisas aconteceram.
 
A Bíblia com seus 66 livros, foi escrita por mais de 40 pessoas, em um período de 1600 anos, em tempos e culturas diferentes, este livro tem sido perseguido por épocas, e tem sobrevivido á perseguições, há mais de 6 Mil anos que este livro tem acompanhado a humanidade, já passou por épocas difíceis, como perseguições, e já foi até queimada na idade média, visando o seu extermínio, devido ao ódio que algumas pessoas tinha por ela, hoje os simples fato de termos este livro que acompanhou toda a história humana desde a sua criação até os momentos modernos, tem sido uma evidencia deum ser grandioso, que cuida e que guarda a sua palavra. A Bíblia ainda hoje tem sido muito odiada por muitas pessoas principalmente por ateus, por que ela é uma grande evidencia escrita, possuem relatos oculares de  toda a história da criação, fala de profecias que se cumpriam , que estão se cumprindo e que ainda vão se cumprir.
 
Criacionismo e Evolucionismo, como esses modelos nos influencia emocionalmente e moralmente? 
Sem afirmarmos ou negar a veracidade da teoria da evolução, vamos ter um momento para considerar o que a teoria da evolução ensina sobre as origens humanas e que impacto este ensino tem sobre humanos padrões de comportamento. 
 
A evolução ensina que as espécies evoluíram, eventualmente até chegar a ideal níveis populacionais, através do avanço das espécies através do domínio dos mais fortes sobre os mais fracos "sobrevivência do mais apto." De acordo com essa filosofia os membros inferiores de uma espécie devem ser eliminada para a preservação de linhagens superiores e para a conservação de recursos essenciais e a Natureza  não favorece o acasalamento de mais fraco com indivíduos mais fortes, Justamente pelo fato de sempre obter raças e de melhor qualidade, já se caso ela permitisse que se houvesse essa mistura de uma maior com uma raça inferior estaria estragando toda a sua obra evolucionária da criação e talvez centenas de milhares de anos , poderiam  ser arruinados com um golpe. 
 
No Mundo Histórico, temos Adolf Hitler (1889-1945) e sua  frase: "Eu não deveria também ter o direito de eliminar milhões de uma raça inferior que se multiplica como verme?" Adolf Hitler, quoted in Joachim Fest's, Hitler, 1974, p. 679-680. Hitler é lembrado por ter assassinado mais de 6.000.000 de seres humanos individuais, que ele considerava ser membros inferiores das espécies. Hitler estava errado? Será que ele interpretou mal e deturpar a teoria que ele dizia amar tanto?
 
Com certeza não. Um Antropólogo britânico renomado evolucionista e anatomista Sir Arthur Keith (1866-1955), que foi condecorado em 1921, saiu em defesa de Hitler, "Hitler é um evolucionista intransigente, e devemos procurar uma explicação evolucionária para que possamos compreender suas ações" Sir Arthur Keith, Evolution and Ethics, 1947, p. 14.  "O Führer alemão, como eu tenho mantido consistentemente, é um evolucionista, ele conscientemente tentou tornar a prática da Alemanha em conformidade com a teoria da evolução." 
 
Joseph Stalin (1879-1953) foi outro evolucionista ardente, superou até Hitler na matança, matando até dez vezes mais "inferiores" (estimativas variam de 60.000.000 para 100.000.000 pessoas).  Stalin era errado?  Certamente não, se você assinar com a filosofia evolutiva. Na verdade, filosoficamente seria assim a teoria Evolucionista em prática tendo Hitler e Stalin como modelos. 
 
Assim vemos como uma visão do mundo evolucionista pode afetar o comportamento humano. Vemos o assassinato, um comportamento reprovado, mais humano, não apenas tolerada, mas incentivada de acordo com a ideia evolutiva. 
 
Entretanto é importante que acreditamos sobre Nossas origens? Com certeza sim. Alguém pode não acreditar na gravidade, por exemplo. No entanto, se essa pessoa fosse para sair de um prédio alto, essa pessoa com certeza iria levar um tombo e iria se machucar muito , independentemente do que eles acreditavam. E assim, mais uma vez, temos a questão: somos o produto da inteligência intencional ou somos apenas o resultado final de incontáveis acidentes cósmicos? Em meio a tanta complexidade e design, vemos este plano complicado, o plano da vida, que é única para cada indivíduo humano, e estabelecido por Deus, não poderia ser formado por acaso ou por acidente. Aquele que confia na veracidade de Deus como criador e que tem a Bíblia como evidencia de sua palavra, este sim será feliz, e terá esperança, ao contrário daqueles que tem a “bíblia” de Charles Darwin como fonte de leitura e de credo.[AA]
 
Voltar

Procurar no site

"Levantai ao alto vossos olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais Ele chama pelo nome, e por ser Ele grande em força e poder, nem uma só vem a faltar." Is. 40: 26