Movimentos pregam vinda de Jesus e Fim do mundo

19-06-2012 21:06

 

Um dos assuntos mais comentados na internet é o calendário maia, que, segundo algumas interpretações, prevê o fim do mundo em 21 de dezembro deste ano. Na esteira das teorias pré-colombianas, grupos que se definem como católicos, evangélicos, dissidentes ou desvinculados dessas religiões estão usando a Bíblia, santos, anjos, estrelas, planetas e até extraterrestres como argumentos para anunciar o juízo final. A teoria a respeito dos maias, amplamente conhecida no México, teve sua origem em achados arqueológicos, com alusões a um evento místico que ocorreria no 21º dia do último mês de 2012. Eles eram interpretados como uma profecia sobre o fim do mundo. Há cerca de três anos, o filme “2012” estreava nos cinemas baseado nos supostos entendimentos maionistas sobre o fim dos tempos. Mas, segundo o Instituto Nacional de História Antropológica do México, a civilização maia jamais previu isso.
 
Diferentemente do fim do mundo preconizado a partir da contagem regressiva das datas da roda mesoamericana, alguns movimentos, como, por exemplo, o Movimento Salvai Almas, o Ministerio Internacional Creciendo en Gracia e a casa de tratamento Lar Lokkon Shôjo, pregam o surgimento dessa nova era baseada nas releituras dos textos bíblicos ou mensagens visionárias e telepáticas recebidas.
 
De acordo com os movimentos Salvai Almas - que se diz católico - e o Creciendo en Gracia - que se apresenta como evangélico-, o livro do Apocalipse prevê que, em 2012, o planeta sofrerá um colapso com resultados devastadores para a humanidade por conta da chegada de Jesus Cristo à Terra. Segundo eles, ocorrerão guerras, destruição do homem pelo homem e surgimento de falsos profetas que levarão os fiéis pelos caminhos das trevas. Apesar disso, a raça humana não será extinta.
 
Pelas profecias, até lá, mais da metade da população mundial irá morrer, seja por causa de guerras, epidemias, ou por meio de desastres naturais, como tsunamis, terremotos e chuvas de asteróides. Só se salvarão aqueles “puros de espírito” que creem no filho de Deus e nas escrituras bíblicas. Também sobreviverão alguns impuros que terão a chance de continuar no “paraíso” terreno se se converterem. Após tudo isso, a ordem será restabelecida com um mundo novo.
 
O Salvai Almas não revela a data exata dessa vinda de Jesus, mas informa que os acontecimentos apocalípticos começarão a partir do dia 23 de maio. Neste ano, o movimento prevê que uma bomba atômica será lançada por Israel contra o Irã, dando início à 3ª Guerra Mundial. Seus fiéis já estão adquirindo “lencinhos de Nossa Senhora” para se protegerem contra eventuais ataques químicos ou doenças contagiosas. O movimento, no entanto, não orienta seus discípulos a se refugiarem em abrigos ou armazenarem alimento. É solicitado apenas que eles estejam orando e confessando seus pecados a Deus no dia do juízo final.
 
O movimento, que se autointitula “católico, apostólico, romano e fiel ao papa”, surgiu no Brasil em 1997, em Porto Belo (SC), quando o ex-escriturário Cláudio Heckert, atualmente com 66 anos, afirmou ter visto Nossa Senhora e ouvido-a lhe transmitir avisos sobre o futuro da raça humana.
 
Para o Creciendo en Gracia (Crescendo em Graça, numa tradução do espanhol para o português), “Jesus Cristo já está entre nós”. Segundo o ministério, ele é o ex-pastor pentecostal porto-riquenho José Luis de Jesús Miranda, de 65 anos, que prefere ser chamado de Jesucristo Hombre. A sede do movimento, fundado nos anos 1980, fica em Miami, nos Estados Unidos. Miranda afirma ser a reencarnação de Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, o anticristo. Pelos seus cálculos, 2012 é o ano da transformação. A data para isso é 30 de junho. [...]
 
O Lar Lokkon Shôjo (que traduzido do japonês para o português significa Seis Raízes Puras) informa que aproximadamente 20 seguidores estão se mudando para Alto Paraíso de Goiás (GO), na Chapada dos Veadeiros, onde pretendem se refugiar. A casa de tratamento que afirma fornecer cura para as pessoas foi fundada há 35 anos em Atibaia, interior de São Paulo, pelo ex-agricultor japonês Masuteru Hirota, 69, conhecido como professor Hirota.
 
Hirota, que pediu para ser citado na matéria como vidente, falou numa mistura de português e japonês ao G1 que anjos estelares e ETs o avisaram sobre um tsunami que irá inundar todas as cidades litorâneas do mundo. “É o fim do mundo, né?! Tem maremoto que vai deixar dois terços da Terra debaixo d’água. Muita gente vai morrer. Poucos vão se salvar. Só aqueles que estiverem em região alta, onde a água não chega”, disse o professor Hirota. [...]
 
O medo de que o mundo possa acabar está levando algumas pessoas a procurarem bunkers (estruturas fortificadas, parcial ou totalmente subterrâneas, construídas para resistir a projéteis de guerra) no Brasil. “Neste ano, de cem consultas de compra de bunkers que tivemos, 20 delas nos procuraram alegando o fim do mundo como motivo para a aquisição”, afirmou José Roberto Cravo, diretor comercial da Bunker BR, que fica em Jundiaí, interior paulista. [...]
 
Para o Cônego Antônio Aparecido Pereira, o padre Cido, vigário episcopal para as comunicações da Arquidiocese de São Paulo, é preciso tomar cuidado com quem afirma que o mundo irá acabar ou que Jesus Cristo voltará à Terra em 2012. “Não há nada na Bíblia que indique que o mundo irá acabar no próximo ano. Digo isso em nome da Igreja católica”, afirmou o padre Cido. [...] 
 
“Para a teologia séria, isso de fim do mundo é piada. A data da volta de Jesus está guardada. Qualquer pessoa que diga que sabe qual será esse dia está mentindo”, disse o pastor Marcos Granconato, da Igreja Batista Redenção em São Paulo.
 
Para o professor Eulálio Figueira, coordenador do programa do curso de especialização em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), profecias e previsões sobre o fim do mundo não são novidade. “Do ponto de vista sério, não há previsão sobre o fim do mundo na Bíblia. Já houve outras profecias sobre o fim do mundo, mas nenhuma delas se concretizou.”
 
 
Nota: Verdade: Jesus voltará à Terra para buscar aqueles que aceitaram Seu plano de salvação (Jo 14:1-3 e um longo etc.). Mentiras: ninguém sabe em que dia isso acontecerá (Mc 13:32); ninguém será deixado para trás numa “segunda chance” (1Ts 4:16, 17); os maias não previram o fim do mundo (mas falaram do retorno de um Deus...); e Jesus não está (fisicamente) entre nós, como sustentam as testemunhas de Jeová e outros grupos. Interessante: esse interesse todo no assunto “fim do mundo e volta de Jesus”. Preocupante: a Igreja Adventista vai distribuir nos próximos meses milhões de exemplares do livro A Grande Esperança, que trata, entre outras coisas, do tema da verdadeira volta de Cristo. Estaria o inimigo de Deus – que tem seus dias contados e sabe disso – querendo atrapalhar essa obra espalhando o “joio” da mentira em meio ao “trigo” da Palavra de Deus? Sem dúvida que sim. Uma coisa é certa: mais tragédias não ocorrem porque os anjos de Deus estão contendo esses eventos cataclísmicos que tanto agradam a Satanás. Hecatombes nos esperam neste ano? Talvez. Mas se 2012 passar “tranquilamente”, o que muitos farão é continuar com sua vida despreocupada e se justificando e aplacando a consciência com a ideia de que “o fim do mundo sempre existiu e nada aconteceu”. Se esquecem de que o dia do Senhor virá inesperadamente “como ladrão de noite” (1Ts 5:12).[MB]
 
Voltar

Procurar no site

"Levantai ao alto vossos olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais Ele chama pelo nome, e por ser Ele grande em força e poder, nem uma só vem a faltar." Is. 40: 26