O Estilo de Deus

14-04-2011 21:10

 O mundo e a igreja estão cheios de “perfeccionistas", ou seja, pessoas que se martirizam quando as coisas não saem do jeito que imaginam. Será que os cristãos devem ser perfeccionistas? Jesus ensinou que, assim como Deus é perfeito em amor, os crentes também devem ser perfeitos em amor (Mat. 5:48). Mas isso não significa perfeccionismo.

A Bíblia apresenta uma mensagem de liberdade. Contudo, ela diz lambem que o cristão é chamado a desenvolver um estilo de vida que combine com os princípios do Céu. O comportamento do cristão é uma resposta de amor e gratidão pelo que Deus fez por ele. Isso inclui o cuidado especial do corpo e da mente, pois o ser humano é uma unidade indivisível.
Para que o Espirito Santo recrie em nós o caráter de Jesus, devemos só nos envolver com aquelas coisas que promovam pureza, saúde e alegria. Isso significa que nossas diversões e nossos entretenimentos devem corresponder aos mais altos padrões de bom gosto e beleza. Respeitando as diferenças culturais, procuraremos vestir e portar-nos com simplicidade, modéstia e estilo.
O desenvolvimento da conduta crista é progressivo, envolvendo a união de toda uma vida com Cristo. Viver santo e nada menos que uma entrega diária da vontade ao controle de Cristo e conformidade com os Seus ensinos, à medida que nos sejam revelados através do estudo da Bíblia e da oração.
 
Vantagens
Ha vários motivos para você aceitar e seguir o estilo de Deus. Veja cinco deles:
1. Como cristão você é um representante de Cristo em seu meio.
2. O corpo e a mente estão intimamente ligados, e o que afeta um afeta também o outro.
3. O que Deus pede de nós é o que faz bem para nos.
4. Quem ama a Deus e se ama cuida bem de si mesmo.
5. Um estilo de vida alegre, feliz e saudável melhora o sistema imunológico e ajuda a viver mais.
 
Fatos
□Quando aceitamos a Jesus, recebemos nova vida totalmente santificada. Nosso corpo, alma e espirito são consagrados a Deus. II Cor. 5:17; I Tess. 5:23.
3 As ações e o comportamento do cristão devem seguir o modelo da vida de Cristo e evidenciar seu status espiritual como filho da luz. Rom. 12:1 e 2; II Cor. 7:1; I Joao 2:6.
□O fato de por de lado as coisas do mundo e viver para Deus ira produzir bom fruto em nossa vida. Efes. 5:1-21.
□O cristão convertido passa a ter uma atitude correta diante das provações. Se confiarmos plenamente em Deus, suportaremos a aflição com alegria, pois teremos a certeza de que Ele esta ao nosso lado. Sal. 23:4; I Pedro 4:12 e 13.
□Através do estudo da Bíblia e da oração, o cristão mantem comunhão com Deus diariamente. I Pedro 4:7.
□Assim como Jesus, o cristão dedica um dia especial a adoração. Esse dia é o sábado. Durante todo o Seu ministério terrestre, Jesus, o Criador do sábado, deu o exemplo a nós, observando fielmente a guarda do sábado. Era 'Seu costume", aos sábados ir adorar na sinagoga. Isa. 58:13 e 14; Luc. 4:16.
□O cristão se torna um discípulo e aceita a missão de, pelo poder do Espirito, anunciar as boas-novas de Cristo ao mundo. Mat. 28:18-20; Mar. 16:15.
□Para ser eficaz em seu discipulado, o cristão deve se consagrar a Deus e se preparar intelectualmente para explicar a razão de sua fé. I Pedro 3:15.
□Existem lideres espirituais para orientar no cumprimento da missão de pregar o evangelho. O supremo líder é o próprio Cristo. Col. 2:6 e 7; I Tess. 5:12.
□O cristão é um templo para a habitação do Espirito Santo. Por isso, deve se preocupar tanto com os aspectos físicos quanto com os espirituais da vida, abstendo-se de imoralidade e cuidando bem do corpo. Qualquer atentado contra a saúde do corpo é um grave pecado perante Deus. Quem abrevia sua vida por descuido das leis da natureza está roubando a Deus. I Cor. 6:19.
3 Nossos hábitos de saúde, incluindo o que comemos, devem ter como proposito glorificar a Deus. Este principio básico deve dirigir a vida do cristão. I Cor. 10:31.
□A dieta original que Deus planejou para o ser humano, a dieta vegetariana balanceada. é a melhor para a saúde. Gen. 1:29; 3:18.
□A Bíblia não condena o uso de came, mas estabelece os tipos de animais, aves e peixes que são "limpos" e tem carne apropriada para a alimentação (carne kosher). Lev. 11:1-47; Deut. 14:3-19.
□O cristão não deve usar bebidas alcoólicas, fumo, café e outras bebidas estimulantes. A bebida alcoólica afeta a saúde e causa tristeza, desgosto e conflito. É enganadora e altera a capacidade mental. Gera violência. Prov. 20:1: 23:29-35; P Cor. 3:16 e 17.
□O cristão deve usar roupas com modéstia e decoro para refletir a Cristo em sua aparência pessoal. I Tim. 2:9 e 10.
□O cristão deve ser seletivo no que diz respeito a musica que ouve, a literatura que lê, aos filmes e programas a que assiste e aos esportes que pratica. Seus pensamentos e entretenimento devem ser positivos. Rom. 13:14; 1- Cor. 6:14-18; 10:5; Filip. 4:8; I Pedro 2:11; I Joao 2:15-17.
 
Opinião
"Toda forma de vício e má, não importa se o narcótico se chama álcool, morfina ou idealismo." Carl Jung (1875-1961), psicanalista suigo
"As pessoas razoáveis se adaptam ao mundo. As pessoas irrazoáveis tentam adaptar o mundo a elas. Todo progresso, portanto, depende das pessoas irrazoaveis."
George Bernard Shaw (1856-1950), escritor irlandês
 
Aplicação
* Como a presença do Espirito Santo em sua vida leva você a tratar os outros?
* Que papel o estudo da Bíblia e a oração desempenham em ajudar você a ser um embaixador de Deus no mundo?
* O que a manutenção de uma boa saúde tem a ver com discipulado?
 
Decisão
Reconheço que meu corpo é o templo do Espirito Santo. Não usarei alimentos, bebidas e substancias prejudiciais. Com a ajuda de Deus e seguindo o exemplo de Jesus, procurarei viver como um verdadeiro cristão.
 
Saiba Mais
Associação Ministerial, Nisto Cremos (Tatui, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1989), pags. 364-384.
Morris Venden, 95 Teses Sobre Justificarão Pela Fe (Tatui, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1990), pags. 145-290.  
 
Sinais dos Tempos Set-Out-2003
 

 

Voltar

Procurar no site

"Levantai ao alto vossos olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais Ele chama pelo nome, e por ser Ele grande em força e poder, nem uma só vem a faltar." Is. 40: 26