O Namoro Precoce de Adolescentes

01-11-2010 20:34

 

Muitos pais desejam que seus filhos nunca cresçam, para que vivam sempre no mundo seguro da infância, no qual não há “maldade”. Não é sem razão que o namoro precoce de adolescentes costuma trazer conflitos para a família toda. Os problemas não partem apenas do capricho de alguns pais super protetores, mas da preocupação dos mais velhos em ver alguém imaturo assumir um relacionamento que exige certa estrutura espiritual, social, emocional e material. 
 
Por ser algo da natureza humana, a descoberta dos filhos pelo sexo oposto deve ser sempre bem-vinda em casa. Quando bem orientado pelos pais e administrado pelos jovens, a vontade de namorar é uma bênção. Problema maior é quando o adolescente tem atração por pessoas do mesmo sexo. Entretanto, pensemos um pouquinho sobre as sérias implicações que um relacionamento precoce pode trazer para o convívio familiar:
 
1) Vai atrapalhar os estudos. Na adolescência, normalmente, os namoros são “paixonites” acompanhadas de queda no rendimento escolar, rebeldia e, às vezes, até agressividade contra os pais ou responsáveis. Comportamento como esse é lastimável e digno de repreensão. 
 
Eu sempre digo para os meus dois filhos que o mundo é de quem estuda e muito. Ellen White também alerta a respeito do impacto de relacionamentos prematuros sobre a vida escolar: “Sob a força vil da condescendência com o sensual, ou o precoce envolvimento com namoro e casamento, muitos alunos deixam de atingir a altura do desenvolvimento mental que de outro modo alcançariam” (Conselhos Sobre Educação, p. 61).
 
O diálogo amoroso, franco, aberto e firme costuma resolver a situação, porque torna claro para os filhos o quanto são amados pelos pais. Em caso de perguntas sobre namoro, sexo, pornografia e temas afins, não deve haver omissão, mas respostas claras baseadas na Bíblia. 
 
Penso que atribuir tarefas domésticas e responsabilidades graduais aos filhos contribui para que tenham uma visão menos romântica e infantil da vida, ajudando os adolescentes a ver o namoro de forma mais madura. Além disso, é imprescindível que os pais intercedam, em oração, pelo sucesso dos adolescentes, nessa fase marcada pelas escolhas.
 
2) Pode acontecer uma gravidez inesperada e indesejada. As estatísticas mostram que quanto mais cedo se começa a namorar ou “ficar”, maior é a possibilidade de acontecer um deslize moral ou uma gravidez não planejada. O sexo precoce é visto como aceitável em filmes, novelas e seriados, no entanto, não pode ser considerado normal pelo jovem cristão, porque tal comportamento não é aprovado por Deus (Êxodo 20:14). 
 
A Bíblia já dizia que no campo das emoções não deveríamos adiantar as coisas: “...que não acordeis, nem desperteis o amor, até que este o queira” (Cantares 3:5). O namoro deve servir para o conhecimento mútuo e amizade entre dois jovens que priorizam a Deus como a fonte do amor. Se os adolescentes não querem apenas “ficar”, demonstrando intenções mais sérias, acredito que o namoro é aceitável, desde que tenha a permissão dos pais. 
 
3) Perda de interesse pela vida espiritual. Geralmente os conflitos sentimentais e sexuais dos adolescentes são fruto da falta de comunhão com Deus. Por isso, a espiritualidade deve ser estimulada através da força de grupos como clubes de desbravadores, corais e pequenos grupos. No entanto, o grupo que tem maior influência religiosa sobre os filhos é a própria família. Por isso, os pais não podem abrir mão do culto familiar, porque as atividades espirituais em conjunto fortalecem os relacionamentos em casa, suprindo, em parte, a carência afetiva dos filhos. Para os especialistas, pequenos gestos, como abraçar e beijar os filhos, funcionam como “vacina” contra a precocidade amorosa. Acima de tudo, os adolescentes precisam de amor regido por princípios, o amor que não é libertino e nem cego (Apocalipse 3:19).
 
Otimar Gonçalves
Líder de Jovens da Divisão Sul-Americana
 
[Fonte: Revista Conex. Out - Dez, 2009, p.28]

 

Voltar
Conselhos para o namoro
  
Namoro
Ao visitar o site BibleInfo vi esse artigo interessante sobre namoro. Transmite usando a Bíblia com quem devemos namorar, como namorar, e muito mais. Vale a pena ler.
 
Com que tipo de pessoa devería namorar? A Bíblia diz em 2 Timóteo 2:22 Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.
 
Não é sábio namorar com alguém que não ame a Deus. A Bíblia diz em 2 Coríntios 6:14-15 Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? Ou que comunhão tem a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo?Amós 3:3 diz: Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?
 
Não namore com alguém que diz ser cristão mas não vive como um cristão. A Bíblia diz em 1 Coríntios 5:11 – Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais.
 
Evite namorar com pessoas coléricas. A Bíblia diz em Provérbios 22:24 – Não faças amizade com o iracundo; nem andes com o homem colérico.
 
Não namore com um cristão preguiçoso. A Bíblia diz em 2 Tessalonicenses 3:6 – Mandamo-vos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição de trabalho que de nós recebestes.
 
O que mais conta é a beleza interior. A Bíblia diz em 1 Pedro 3:4:- Mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas.
 
Namore com alguém que tenha uma boa atitude. A Bíblia diz em Romanos 15:5-6 – Ora, o Deus de constância e de consolação vos dê o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. Para que unânimes, e a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Namore com alguém que lhe anima e lhe apoia. A Bíblia diz em Filipenses 2:1-2 – Portanto, se há alguma exortação em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão do Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa.
 
Quando estejam a namorar não pensem só um no outro, prestem atenção a outros também. A Bíblia diz em Filipenses 2:4 – Não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
 
Deixe que o relacionamento se densenvolva passo a passo. A Bíblia diz em 2 Pedro 1:6-7 – E à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor.
 
O que deve evitar quando sair a namorar. A Bíblia diz em Romanos 13:13 – Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja.
 
O namoro não deveria incluir relãçôes sexuais. A Bíblia diz em 1 Coríntios 6:13, 18 – Mas o corpo não é para a prostituição, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo… Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
 
Mantenha-se puro ou pura. A Bíblia diz em 1 João 3:3 – E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.
 
Para que se danhe emocionalmente, os desejos e as actividades sexuais devem ser mantidas sob o controle de Cristo. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:3-5 – Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus.
 
Se já foi demasiado longe físicamente, que deveria fazer?
 
Primeiro, reconhecer o seu pecado. A Bíblia diz em Salmos 51:2-4 – Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
 
Segundo, pedir que o seu pecado seja perdoado. Deus diz que pode começar uma vida nova. A Bíblia diz em Salmos 51:7-12 – Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste. Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
 
Terceiro, acreditar que Deus lhe perdoou deveras e parar de se sentir culpado. A Bíblia diz em Salmos 32:1-6 – Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo. Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão.
 
Deus tem um/a companheiro/a para si. A Bíblia diz em Gênesis 2:18 – Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idónea.
 
Pede a Deus um/a companheiro/a. A Bíblia diz em Provérbios 19:14 – Casa e riquezas são herdadas dos pais; mas a mulher prudente vem do Senhor.
 
Deus lhe dará os desejos do seu coração. A Bíblia diz em Salmos 37:4 – Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Mateus 6:8 – Porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
 

Fonte: Jovens Adventistas em Ação

Namoro Adventista
 
A pergunta de muitos é: Posso namorar com alguém que não seja da minha religião???
 
O que será que pode acontecer nesse relacionamento?
 
Pr. Erton Köhler comenta sobre esse tipo de relacionamento.
 
Ir ou não ao cinema?
 
Muitos adventistas perguntam-se sobre a questão do cinema. Ir ou não ao cinema?
Pr Erton Köhler, líder de jovens da divisão sul-americana, comenta.

Procurar no site

"Levantai ao alto vossos olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais Ele chama pelo nome, e por ser Ele grande em força e poder, nem uma só vem a faltar." Is. 40: 26