Salvação em Potes de Barro

01-04-2011 22:29
 "O valor de um pote de barro consiste no que esta dentro dele"

Apóstolo Paulo apresenta uma verdade preciosa e profunda, endereçada a todo aquele que quiser ser filho de Deus. Esta em 2 Coríntios 4:7: Temos, porem, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nos." A Bíblia na Linguagem de Hoje diz assim "Poiem nos que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro comum para mostrar que o poder supremo pertence a Deus e não a nos."

 

Jesus morreu pelos pecados dele e Ilhe deu a promessa de vida eterna conquistou seu coração e a devoção de toda a sua vida. E inspirador ler as expressões que Paulo usa para descrever a entrega total e permanente de sua vida a Jesus. "Para mim o viver e Cristo" diz ele em Filipenses 1:21. Mais adiante, escreveu: "O que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo" (3:7). Em Gálatas 2:20, o apostolo revela seu segredo: "Já não sou eu quern vive, mas Cristo vive em mim."

Essa intimidade com Cristo, esse viver com Cristo e para Cristo, tinha uma dupla final idade: fazer dele um discípulo de Cristo e um evangelista. E Paulo foi, para todos os efeitos, as duas coisas.

Dois tempos — Paulo sabia que a comissão dada por Jesus Cristo a igreja tinha dois tempos.

 

O primeiro tempo esta em Mateus 11:28: "Vinde a Mim" Antes de qualquer outra coisa, Jesus quer ser nosso Amigo. Ele quer retirar de nos o fardo de culpa e nos encher de paz. Quer substituir nosso cansaço de querer vencer por nos mesmos, pelo alivio de que "somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou" (Rm 8:37).

Jesus diz: "Vinde a Mim" porque Ele e "a verdade" (Jo 14:6). Como o justo vivera pela sua fé (He 2:4), e indispensável ter um Salvador que mereça  confiança.

Jesus diz: "Vinde a Mim" porque Ele e "o caminho que conduz para a vida" (Mt 7:14). Como so e1 justo aquele que segue a Jesus, e indispensável ter o mapa seguro da Palavra de Deus para acertar o caminho estreito, em meio a tantos caminhos oferecidos pelo mundo.

Jesus diz: "Vinde a Mim" porque Ele e "manso e humilde de coração" e nele acharemos descanso para as nossas almas. Como o justo passa por aflições (Jo 16:33), e indispensável saber que ha um peito amigo a nossa disposição.

Confiantes em Jesus, protegidos por Sua Palavra, confortados por Seu amor, e tendo a experiência pessoal de Paulo: "vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim," temos a certeza de que estamos fazendo o primeiro tempo da grande comissão que Jesus Cristo deixou para Sua igreja e para cada um de nos.

O segundo tempo da comissão que Cristo nos deu e: "Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os... e ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado" (Mt 28:19 e 20). O segundo tempo e fácil, quando você cumpre o primeiro tempo. Sem o primeiro, o segundo é difícil. Veja o motivo:

Motivado pelo exemplo dos irmãos, você se oferece para realizar o segundo tempo da comissão dada por Cristo: "Ide" E você vai. Mas, como você não confia totalmente em Jesus, como a Bíblia ainda não ocupa o primeiro lugar em sua vida, e, quando em aflição, você nem sempre se lembra de Jesus, você fica desanimado, lamenta a falta de poder, mas, mesmo assim, sabe que ter um dever a cumprir.

Com entusiasmo, começa um pequeno grupo, mas não persevera. Faz tudo o que se espera de um membro da igreja, mas a vida crista € rotineira, sem brilho, sem vibração. Por quê? Falta o primeiro tempo.

Então, a igreja promove uma vigília, e você a acolhe com alegria. Acredita que nela será revestido de animo e poder. Fica a noite toda cantando, orando, dando testemunho, falando de milagres e do que Jesus fez por você e por sua família. No calor da vigília, seu entusiasmo e seu amor por Cristo não tem limite. No dia seguinte, sua conversa com os amigos e a mesma de sempre. O nome de Cristo nem 6 pronunciado. Por quê? Falta o primeiro tempo.

Você, então, resolve assistir a semana de oração da igreja. Vem um pregador consagrado, que arrebata o auditório. Você bebe suas palavras. Comenta com os familiares sobre o poder das pregações. No apelo final, você se compromete a ter uma vida de oração e coerente com sua fé. Depois de um mês, você procura seu compromisso e não sabe onde o guardou. Sua conversa com os amigos e a mesma de sempre. O nome de Cristo nem e pronunciado. Por quê? Falta o primeiro tempo.

Na verdade, não adianta orar pedindo um derramamento especial do Espirito Santo, quando falta o primeiro tempo. A chuva serôdia não vira. O Espirito Santo e dado em torrentes de poder aos que são amigos de Jesus, aqueles que se encontra com Jesus, todo dia de madrugada, antes de fazer qualquer outra coisa; aqueles que são apaixonados pela Bíblia e comem e bebem suas palavras, e deixam que elas sejam digeridas pelo coração e pela mente, e as guardam na sede da memoria e no centro da vontade.

£ bom lembrar que as reuniões da igreja, as vigílias, os cultos de oração, as semanas de oração, os pequenos grupos, pertencem ao segundo tempo, ao "Ide" Espera-se que, nessas ocasiões, voc6 seja uma testemunha de Cristo, mediante suas palavras, seu comportamento, seus gestos e atitudes. Essas são conquistas do primeiro tempo.

Você faz o primeiro tempo, o "Vinde a Mim" no seu quarto, na sua biblioteca, no seu lugar reservado para o encontro com Cristo, onde você lê a Bíblia e ora, sorri e chora, confessa e implora, repete e memoriza, louva e adora. Não se engane: O "Vinde a Mim" e você e Cristo, a sós, olho no olho, e ponto final. E o primeiro tempo que santifica você e o inspira a ser testemunha de Cristo - o que torna eficaz o segundo tempo.

 

Potes de barro

Podemos, agora, entender o significado do pote de barro. Por que Paulo nos comparou com potes de barro comum? Porque o pote de barro não e valioso como o pote de ouro, nem e forte como o de ferro, nem tem o brilho do granito polido. Seu valor, sua forca e seu brilho vêm do que esta dentro.

Paulo nos comparou com potes de barro comum por causa de uma propriedade do barro, que o ouro, o ferro e o granito não possuem a porosidade. O barro e poroso. Quando você olha para um pote de barro, você sabe se ele esta cheio de agua ou não. Quando esta cheio, ele muda de cor, porque a primeira coisa que a agua faz 6 se infiltrar no barro. Penetra em todos os seus poros e passa a fazer parte do pote. O pote passa a ser barro + agua.

Na Bíblia, Jesus e representado como sendo a Agua da Vida, mas e, também, o Pão da Vida e a própria Vida. O aspecto que melhor se enquadra na paisagem que estamos desenhando e o da Agua da Vida.

Encha seu pote de barro comum com a Agua da Vida e permita que a Agua penetre em todos os seus poros, de tal maneira que você não possa dizer se, em determinado ponto, existe barro ou Agua.

O pote de barro comum existe para dar de beber a alguém. E aqui surge outra propriedade importante: o pote de barro refresca a agua que esta dentro dele. Por que? A agua que chega ao lado de fora do pote se evapora, e a evaporação ocorre porque o processo tira calor do pote, deixando mais fresca e agradável a agua que permanece dentro.

Jesus, em nos, dissipa o calor do orgulho, da vaidade e da presunção, deixando mais doces nossas palavras, mais delicadas nossas atitudes, mais cortes nosso relacionamento. Sem um relacionamento pessoal com Jesus, sem comunhão com Ele, sem estudo da Bíblia para conhecê-lo, sem oração para oferecer a Jesus seu coração, você não pode ser pote de barro. Você será um pote de ouro, ou de ferro, ou de granito, mas não de barro, e nem desfrutara suas propriedades.

Como pote de ouro, você poderá ser admirado pelo valor de suas ofertas, e valorizado pela grandeza de suas realizações. Mas não sendo poroso, você não absorve Jesus, não se transforma em nova criatura. Portanto, não faz o primeiro tempo.

O pote de ferro representa a pessoa esforçada, trabalhadora, que não se deixa abater pelo desanimo. Mas, como o pote de ouro, não consegue ter o reino de Deus dentro de si. Um vaso de granito polido e a pessoa brilhante por seu conhecimento e elo-ciência, mas incapaz de responder aos amorosos apelos de Jesus para arrependimento e entrega do coração.

Mas, quando você e amigo de Jesus e fica apaixonado por Ele, o Espirito Santo cai sobre você em chuveiros de poder e amor, de animo e fé, de convicção e esperança. Então, de maneira natural, você cumprira o "Ide"

Deus quer que você e eu sejamos potes de barro comum. Na visão de Jeremias (18:4), quando o vaso de barro se quebrava, o oleiro fazia um vaso novo, mas sempre de barro. O barro e fácil de quebrar e, por isso, deve ficar nas mãos do oleiro para não cair. Jesus e o Oleiro. Quando fazemos o primeiro tempo, permanecemos nas mãos de Jesus, e só assim podemos oferecer um copo de agua fria ao sedento, ou seja, podemos apresentar o evangelho eterno, em sua pureza, com palavras e ações agradáveis, que lembram a agua fresca de um pote de barro.

Coloquemos nossa vida nas mãos de Jesus, diariamente, em nossas madrugadas, para que tenhamos um coração novo e um espirito novo.    A

Jetro Fernandes de Carvalho e medico cirurgião e ancião da Igreja da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. RJ.

 

Fonte: Revista Adventista I AGOSTO - 2007

Voltar

Procurar no site

"Levantai ao alto vossos olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais Ele chama pelo nome, e por ser Ele grande em força e poder, nem uma só vem a faltar." Is. 40: 26